BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PRINCIPAIS LÍDERES FARROUPILHA

Alguns dos principais Líderes farroupilha foram: Bento Gonçalves, General Neto, Onofre Pires, Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, David Canabarro, Vicente Ferrer de Almeida, José Mariano de Mattos e claro, Giuseppe Garibaldi

Giuseppe Garibaldi
Em 11 de setembro de 1835, o Brasil conheceu uma das figuras mais marcantes de sua história, Giuseppe Garibaldi no qual, lutou ao lado dos republicanos do Sul na Guerra dos Farrapos (Farroupilha) contra o Império do Brasil na época.


Vicente Ferrer de Almeida - O lanceiro negro
Vicente Ferrer de Almeida, natural de Lavras foi o primeiro funcionário público de Canguçu, por ocasião da instalação deste município, em 1857.

David Canabarro
David José Martins, mais conhecido como David Canabarro, nasceu no dia 22 de agosto de 1796 em Taquari. Descendente de açorianos, ainda jovem se mudou com os pais para uma estância em Santana do Livramento. Canabarro foi um dos heróis da Revolução Farroupilha (1835), lutando pela independência do Rio Grande em diversas batalhas. Faleceu em 1867, aos 71 anos, na Fazenda São Gregório, interior de Livramento.
Vicente da Fontoura

Antônio Vicente da Fontoura (Rio Pardo, 1807Cachoeira do Sul, 1860) foi o maior líder civil da Revolução Farroupilha. Era anti-separatista.

Participou da reunião que decidiu pelo início da Revolução Farroupilha em 18 de setembro de 1835, na Loja Maçônica Philantropia e Liberdade.


Onofre Pires

Onofre Pires da Silveira Canto (Porto Alegre, 25 de setembro de 1799 - Santana do Livramento, 3 de março de 1844), foi um militar e revolucionário brasileiro.

Combateu com o Regimento de Cavalaria de Milícias de Porto Alegre pela integridade do Rio Grande do Sul, nas guerras contra Artigas, em 1816 e 1821, e pela do Brasil, na Guerra Cisplatina (1825 - 1828).

General Neto
Participou da reunião que decidiu pelo início da Revolução Farroupilha em 18 de setembro de 1835, na "Loja Maçônica Filantropia e Liberdade". É reconhecido por seu árduo trabalho neste confronto que durou quase dez anos (de 1835 a 1845), como o segundo maior líder revolucionário.
General Bento Gonçalves
Na Guerra da Cisplatina ou Guerra del Brasil contra as Províncias Unidas do Rio da Prata, foi comandante de cavalaria na batalha de Sarandi (12 de outubro de 1825) e na Batalha do Ituizangó, também chamada de batalha do Passo do Rosário (20 de Fevereiro de 1827), cobrindo a retirada das tropas brasileiras. Nestas campanhas, conquistou o posto de coronel de guerrilhas.
Fonte: wikipedia

0 comentários: