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quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O que sabem sobre o sistema de escrita os adultos não alfabetizados?


Os adultos não alfabetizados, da nossa sociedade letrada, não desconhecem o sistema da escrita e sua função. Como as crianças, apresentam o critério de quantidade mínima e de variedade interna de letras (um texto, para ser lido e escrito, necessita de certa quantidade mínima de letras (2 ou 3 letras) não repetidas várias vezes).
Ao escrever, resistem a usar suas hipóteses sobre o sistema da escrita, o que ocorre menos com as crianças.
Distinguem claramente a grafia dos números da grafia das letras
.

Têm maior compreensão das funções sociais da língua que as crianças, apresentando antecipações significativas e pertinentes para os textos de uso social, o que torna mais fácil chegar ao que diz o texto, pois consideram o contexto para realizar as antecipações.

Suas produções de escrita correspondem às das crianças não alfabetizadas (escritas pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética), mas não recorrem a desenhos para produzir escrita nem criam outras letras que não as usadas convencionalmente.

Escrita pré-silábica:

Alfabetização de Jovens e Adultos





Escrita silábica:

Alfabetização de Jovens e Adultos






Escrita silábico-alfabética:

Alfabetização de Jovens e Adultos







Escrita alfabética:

Alfabetização de Jovens e Adultos

As semelhanças e diferenças de concepções sobre o sistema de escrita são decorrentes das condições de vida adulta. Não são processos lineares mas determinados pelas possibilidades diferenciadas de interação com a língua escrita. Considerar as hipóteses e o conhecimento que os adultos possuem sobre a escrita e como a usam é condição sine qua non para um processo de aprendizagem significativa.

Texto extaído: centrodeestudos@vila.org.br

Bibliografia: 4 Weis Telma. Por trás da Letras. Sào Paulo: Fundação para o desenvolvimento e educação - FDE , 1992 5 PENNAC, Daniel. Como um Romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1995
6 LERNER, Délia. Texto extraído do Doc. "Actualización Curricular (EGB) Primer Ciclo". Délia Lerner e outros autores - Secretaria de Educación/Direción de Curriculum - Municipalidad de la Ciudad de Buenos Aires. 1994.

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