BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 17 de julho de 2009

INCLUSÃO SOCIAL

* "Inclusão supõe igualdade enquanto união em torno de objetivos comuns, mas na diversidade: somos diferentes, mas estamos juntos."Maria Angélica

Algumas pessoas, ao nascerem, trazem consigo características diferentes daquelas que são o padrão ou o modelo imposto pela sociedade.

Em razão dessas diferenças, são discriminadas não só pelas pessoas, mas por estarem privadas, não tendo dignidade para viver.

Basta olharmos para os lados, nas ruas, lojas, shoppings, restaurantes, bares, igrejas, prédios, enfim, o mundo ao nosso redor, para vermos que não existem adaptações para auxiliá-las. Dessa forma, ficam prejudicadas quanto às questões de trabalho, de estudo, de locomoção, de lazer e esportes, das oportunidades de garantir uma vida digna e saudável.

São pessoas em cadeiras de roda, que não conseguem pegar um ônibus – em razão da ausência de rampas próprias nos mesmos; deficientes visuais que não conseguem frequentar um elevador, restaurante ou supermercado, em face da falta da leitura em braile – mundialmente própria para eles; surdos/mudos que não podem frequentar escolas porque os professores não dominam a linguagem de libras – feita com as mãos; dentre vários outros casos corriqueiros.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a quantidade de pessoas deficientes chega a 500 milhões em todo o mundo, no Brasil somam 25 milhões.

Além desses, existem também outras pessoas que são excluídas socialmente. Os negros e pardos não encontram as mesmas oportunidades na vida, os idosos são desrespeitados e não recebem aposentadorias justas, os desfavorecidos economicamente também sofrem muitos tipos de discriminação.

Precisamos nos conscientizar de que todas essas pessoas merecem respeito e consideração, fazem jus às mesmas oportunidades para viver. As diferenças só acrescentam valores humanos para o mundo e nos fazem crescer. Conviver com as mesmas e defender os interesses dos que precisam é uma forma de demonstrar que as aceitamos, afinal, o mundo seria muito sem graça e a vida muito cansativa, se todos fossem iguais.

FONTE:http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/inclusao-social.htm

0 comentários: