BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 19 de maio de 2009

ISTO PODE RENDER UMA BOA AULA!

  • Foto de Adriana Calcanhotto[ Os alto-falantes de Adriana Calcanhotto ]
    O plural de palavras compostas
    Antes de entendermos algumas regras que devem ser observadas no que se refere a palavras compostas, atentemos para o trecho da música, em especial para a seguinte citação: “Nem mil alto-falantes vão poder falar por mim”.
  • Imagem de mulher de roupas soltas e chapéu em meio a um jardim[ Os porquês de Cecília Meireles ]
    Formas gráficas dos porquês
    Intencionando facilitar a compreensão das diferentes formas dos porquês, nos basearemos em algumas das belas palavras de Cecília Meireles. Cecília Meireles nasceu no Rio de Janeiro em 1901 e aprendeu desde muito cedo o significado das palavras “ausência, morte e solidão”, pois perdera o pai antes de seu nascimento e...

  • Foto em preto e branco de Fábio Junior[ Qual das metades? ]
    Quando o meio nem sempre é a metade
    Na linguagem coloquial, esta que normalmente utilizamos para nos comunicar oralmente, dificilmente exige-se qua as palavras sejam regidas pelas concordâncias gramaticais.
  • Foto de Nando Reis sorrindo[ Quando é necessário repetir ]
    Estudo da anáfora
    Várias vezes nos vemos diante de textos gráficos, como poemas, sonetos e músicas que exibem, sem maiores preocupações, frases com palavras e expressões repetidas.
  • Foto de Almir Sater[ Os trocadilhos de Almir Sater ]
    Reflexão sobre trocadilhos e cacofonia
    A língua portuguesa é riquíssima em recursos para desenvolvermos os mais diferenciados trabalhos. Muitas pessoas temem ao utilizar alguns recursos porque o imaginam como sendo algo não aceitável na norma padrão desta área do conhecimento. Contudo, tudo é aceitável dependendo do contexto. É o contexto que vai determinar a aceitabilidade ou não da utilização de palavras ou tantos outros meios.
  • Desenho de pessoa com dúvidas[ “Vai um”? “Empresta um”? ]
    O que isso significa exatamente?
    As operações de adição e subtração representam uma das grandes dificuldades para os alunos das séries iniciais. Muitos professores acreditam que, para aprender a resolver essas operações, basta decorar uma série de etapas. Por exemplo, para resolver a operação abaixo:
  • Números azuis[ A tabuada deve ser entendida ou memorizada? ]
    Discutindo um velho dilema da matemática
    Na escola de alguns anos atrás, saber a tabuada "na ponta da língua" era ponto de honra para alunos e professores. Poucos educadores ousavam pôr em dúvida a necessidade desta mecanização.
  • Números em forma de fração[ O Mundo em pedaços... ]
    Para entender as Frações
    É preciso trabalhar com eles o conceito de fração. Uma sugestão de como fazer representações das mesmas é recortando papéis em cores variadas e dividi-los em partes iguais. Fazer bolos e pizzas também é uma ótima idéia, pois você pode usar as medidas para fazer o bolo ou a pizza para trabalhar o conceito e quando cortar as guloseimas em partes iguais vai estar ajudando muito seus alunos na visualização das mesmas.
  • Tangram[ Tangram: Diversão milenar ]
    Coluna Matemática
    O Tangram é um quebra-cabeça, sendo um quadrado composto por 7 figuras geométricas: cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Uma das lendas encontradas que conta sobre a sua origem diz que um imperador chinês quebrou um espelho.

Óculos-em-cima-de-leitura[ Conhecendo melhor Machado de Assis ]
Navegando pela Academia Brasileira de Letras

0 comentários: