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sexta-feira, 29 de maio de 2009

PAZ



Isso pode evocar uma idéia de passividade, mas Paz não é inação, como mostrou Gandhi ao mobilizar um país de forma pacífica, através da filosofia do Ahimsa (não-violência). Gandhi definiu a manifestação do Ahimsa assim:

A não-violência não consiste em renunciar a toda luta real contra o mal. A não-violência, tal como eu a concebo, empreende uma campanha mais ativa contra o mal que a Lei do Talião, cuja natureza mesma traz como resultado o desenvolvimento da perversidade. Eu levanto, frente ao imoral, uma oposição mental e, por conseguinte, moral. Trato de amolecer a espada do tirano, não cruzando-a com um aço mais afiado, mas defraudando sua esperança ao não oferecer resistência física alguma. Ele encontrará em mim uma resistência da alma, que escapará de seu assalto. Essa resistência primeiramente o cegará e em seguida o obrigará a dobrar-se. E o fato de dobrar-se não humilhará o agressor, mas o dignificará...
O Ahimsa não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal. O Ahimsa não é coisa tão fácil. É mais fácil dançar sobre uma corda que sobre o fio da Ahimsa.

Também na cultura judaica, o termo hebraico Shalom, traduzido como "paz", também tem um significado que nos remete a ação. Shalom deriva de um radical que, conforme sua maneira de ser empregado, pode significar o fato de completar ou concluir um trabalho, por exemplo, completar a construção de uma casa (1Rs 9.25); o ato de restabelecer as coisas em seu antigo estado, em sua integridade, por exemplo, "apaziguar" um credor ao pagar o débito de uma transação comercial (Ex 21.34) ou cumprir os votos a Deus (Sl 50.14).

Se queremos uma cultura de paz, é preciso, antes de tudo, ATITUDE para cultivar a paz em nós mesmos, expandindo assim para nossas ações, para nossa família, para nosso círculo de influência, para nosso trabalho, para nossa comunidade... vocês entenderam, né? Não dá pra pular etapas. De que adianta ler todos os dias coisas esotéricas de qualidade, com mensagens de paz, amor, compreensão, idealismo e filosofia, se quando no dia em que o autor resolve pirar o cabeção você se desestabiliza e exige enraivecido o seu "pão nosso de cada dia", que o mantém artificialmente "em paz"? Corre o risco de ficar com a ambiguidade da garotinha da foto, que tem o olhar infantil mais assustador desde a criancinha de "Cemitério Maldito".

Nunca poderemos implantar com sucesso utopias espiritualistas ou sociais, como a anarquia, enquanto formos apenas reflexo dos velhos modelos (e bota velho nisso!). A Briba diz: "Não se põe vinho novo em jarro velho". Precisamos primeiro nos tornar o novo, para que haja o novo! "Seja a mudança que você quer ver no mundo", já dizia o Mahatma. Como podemos perceber, não estamos neste mar de incompreensão e turbulência por falta de avisos. As mais diversas religiões dão ênfase a uma certa mensagem que, se aplicada no dia-a-dia, transformaria todas as relações sociais. Uma regra de conduta, que é chamada a "regra de ouro":

HINDUÍSMO:
Não faças aos demais aquilo que não queres que seja feito a ti; e deseja também para o próximo aquilo que desejas e aspiras para ti mesmo. Esse é todo o Dharma, atenta bem para isso
(Mahabharata, apud. Rost, p.20; Campbell, p.52)

JUDAÍSMO:
Não faças a outrem o que abominas que se faça a ti. Eis toda a Torá. O resto é comentário
(Hillel, apud. Shclesinger & Porto, p.26; Rost, p.69)

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor
(Levítico 19:18)

ZOROASTRISMO:
Aquilo que é bom para qualquer um e para todos, para quem quer que seja - isso é bom para mim... O que julgo bom para mim mesmo, deverei desejar para todos. Só a Lei Universal é a verdadeira Lei
(Gathas, apud. Rost, p. 56)

BUDISMO:
Todos temem o sofrimento, e todos amam a vida. Recorda que tu também és igual a todos; faze de ti próprio a medida dos demais e, assim, abstém-te de causar-lhes dor
(Dhammapada, apud. Rost, p.39)

CRISTIANISMO:
Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, porque isto é a Lei e os Profetas
(Mateus 7:12)

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei
(João 15:12)

ISLAMISMO:
Nenhum de vós é um verdadeiro crente a menos que deseje para seu irmão aquilo que deseja para si mesmo
(Hadith, apud. Rost, p. 103; Campbell, p.54)

FÉ BAHÁ'Í:
Ó Filho do Homem! ...Se teus olhos estiverem volvidos para justiça, escolhe tu para teu próximo o que para ti próprio escolhes. Bem-aventurado quem prefere seu irmão a si próprio... tal homem figura entre o povo de Bahá'í
(Palavras do Paraíso; "Terceira" e "Décima" folhas do Paraíso)

WICCA:
Tudo o que você faz, seja positivo ou negativo, retorna para você três vezes mais
(Lei trina)

CONFUCIONISMO:
Não ordene a outros aquilo que você não quer que seja ordenado a você
(Anacletos 15:23)

JAINISMO:
Na felicidade e no sofrimento, na alegria e na tristeza, respeite todas as criaturas assim como respeita a si mesmo
(Lord Mahavir 24º Tirthankara)

ÍNDIOS NORTE-AMERICANOS:
Respeito por toda a vida é a fundação
(A grande lei da paz)

SIKHISMO:
Não esteja alienado dos outros, pois Deus mora em todos os corações
(Sri Guru Granth Sahib)


O problema é que nem sempre sabemos nos colocar no lugar do outro. Quando muito, achamos que o outro tem de pensar e agir como a gente, e não como um ser autônomo que teve suas próprias experiências e visão de mundo. Então interpretam mal a regra de ouro, achando que devem EMPURRAR aos outros aquilo que "funcionou" com você. Até mesmo remédios que salvam a vida de um podem matar outro! Há ainda outras máximas, presentes também em diversas religiões, que nos exortam a retribuir o mal com o bem:

HINDUÍSMO: Mesmo quando fordes ofendidos devereis falar amavelmente, e quando fordes insultados, respondeis com uma bênção.

ZOROASTRISMO: Responde sempre à maldade com a gentileza, e à perversidade com bondade.

JUDAÍSMO: Se aquele que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer, e se tiver sede, dá-lhe água para beber.

BUDISMO: O homem vence o ódio pelo amor; triunfa sobre o mal por meio do bem; subjuga o avarento por meio da generosidade e o mentiroso por meio da verdade.

CRISTIANISMO: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos difamam.

ISLAMISMO: Afastai o mal com o bem e, eis!, aquele que te era inimigo converter-se-á em amigo amoroso.

FÉ BAHÁ'Í: Deveis mostrar ternura e amor a todo ser humano, mesmo vossos inimigos, e a todos dar acolhida com sincera amizade, com alegria e benevolência.


Fazendo assim, você permanece em equilíbrio consigo mesmo e com o Cosmos/Deus, e é essa união com algo maior que faz a Força.

ISLAMISMO: Alá soprou na alma humana o seu próprio espírito (...) dando vida a esse corpo e conferindo um lugar privilegiado na criação. Só que a alma humana esqueceu da sua origem. Compreendemos que a grande carência humana, esse vazio que permeia todo ser humano que sai em busca de um sentido para sua vida, é fruto da desconexão com essa origem divina. (Muhammad Ragip, representante da ordem sufi Halveti Al-Jerrahi)

BUDISMO: Então, Buda fala sobre a vida - a vida de todos nós - usando o exemplo da carroça que tem seu eixo fora de alinhamento. Ele diz que nossas vidas estão fora de equilíbrio. E é esse desequilíbrio que leva ao sofrimento. (Rodney Downey, representante do Zen coreano)

CRISTIANISMO: Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. (João 15:4)


No jogo Actraiser há uma cena que representa a descoberta da música. Composta em homenagem a um desconhecido encontrado morto no deserto, os aldeões entregaram a música como uma oferenda (Sasagemono, em japonês) a Deus, citando que ela possui misteriosos poderes, como acalmar o coração dos homens e suavizar suas dores. Fiquei imaginando o compositor do jogo, Yuzo Koshiro, com a incubência de criar A música primordial, que represente não só UMA música, mas a descoberta da música.

Num súbito momento de inspiração, o compositor sonha com uma singela melodia, cujas notas simples vão sendo trabalhadas em um violão. Logo, o piano possibilita a ele expandir no campo musical, desenvolvendo uma base sólida por onde as notas primárias possam desfilar. Posteriomente, a música é transferida para uma nova mídia, a eletrônica, onde novas possibilidades passam a ser exploradas, como a inserção de um coro angelical e a beleza de uma flauta. Então, o que era uma simples melodia oculta numa só mente passa a ser o guia de toda uma orquestra, quando mais de 50 pessoas se juntam para realizar cada uma seu trabalho (Shalom) - diferente dos demais e ainda assim em harmonia - para alcançar um resultado de pura beleza que é, de fato, uma oferenda (Sasagemono) de paz.

Referência: Ahimsa;
FONTE:www.somostodosum.com.br

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Agricultor que havia largado a escola vira professor e tem mais de 200 diplomas


Hélio Oliveira chegou a viajar 3 horas por dia a cavalo para estudar.
Formado em matemática, ele agora conclui o curso de direito.

Hélio de Oliveira é apenas um dos exemplos de que nunca é tarde para começar ou voltar a estudar e de que, independente de ser pública ou particular, a educação pode mudar a vida das pessoas. Natural de São José do Cerrito, na Serra Catarinense, ele estudou até a 4ª série, interrompendo os estudos aos 11 anos por conta da necessidade de ajudar os pais nas lavouras de milho e feijão.

Os 10 anos seguintes foram de muito trabalho, e aos 21, ele resolveu voltar para a sala de aula. Matriculou-se no ensino de jovens e adultos e viajava três horas por dia sobre o lombo de um cavalo para ir à escola e voltar para casa.

Em 1992, ele concluiu o antigo primeiro grau e começou a fazer o segundo, já em Lages. Em setembro de 1994, dois meses antes de concluir o 2º grau, prestou vestibular para matemática na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), e, em 1995, começou a atuar como professor na rede municipal de ensino.

Em setembro de 1998, ano em que se formou em matemática e se efetivou como professor do estado, Hélio ingressou na pós-graduação em Metodologia do Ensino das Ciências, concluída em maio de 2001, e, em 2003, iniciou o curso superior de direito, que concluirá no próximo mês.

Hoje, com 40 anos, Hélio de Oliveira coleciona cerca de 200 diplomas dos mais diversos cursos, duas faculdades, uma pós-graduação, tem casa própria, sítio, carro e já planeja cursar um mestrado e um doutorado. O segredo deste sucesso: apoio da família, vontade, dedicação e confiança na educação.

"É preciso ter muita fé na escola pública e colocar sempre o ensino regular como prioridade. Além disso, deve-se confiar na educação como algo que melhora vidas e realiza sonhos, pois foi o que aconteceu comigo. A falta de credibilidade na educação é muito perigosa para a sociedade".

(* Com informações do "Diário Catarinense")

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1162857-5604,00-AGRICULTOR+QUE+HAVIA+LARGADO+A+ESCOLA+VIRA+PROFESSOR+E+TEM+MAIS+DE+DIPLOMAS.html

terça-feira, 19 de maio de 2009

ISTO PODE RENDER UMA BOA AULA!

  • Foto de Adriana Calcanhotto[ Os alto-falantes de Adriana Calcanhotto ]
    O plural de palavras compostas
    Antes de entendermos algumas regras que devem ser observadas no que se refere a palavras compostas, atentemos para o trecho da música, em especial para a seguinte citação: “Nem mil alto-falantes vão poder falar por mim”.
  • Imagem de mulher de roupas soltas e chapéu em meio a um jardim[ Os porquês de Cecília Meireles ]
    Formas gráficas dos porquês
    Intencionando facilitar a compreensão das diferentes formas dos porquês, nos basearemos em algumas das belas palavras de Cecília Meireles. Cecília Meireles nasceu no Rio de Janeiro em 1901 e aprendeu desde muito cedo o significado das palavras “ausência, morte e solidão”, pois perdera o pai antes de seu nascimento e...

  • Foto em preto e branco de Fábio Junior[ Qual das metades? ]
    Quando o meio nem sempre é a metade
    Na linguagem coloquial, esta que normalmente utilizamos para nos comunicar oralmente, dificilmente exige-se qua as palavras sejam regidas pelas concordâncias gramaticais.
  • Foto de Nando Reis sorrindo[ Quando é necessário repetir ]
    Estudo da anáfora
    Várias vezes nos vemos diante de textos gráficos, como poemas, sonetos e músicas que exibem, sem maiores preocupações, frases com palavras e expressões repetidas.
  • Foto de Almir Sater[ Os trocadilhos de Almir Sater ]
    Reflexão sobre trocadilhos e cacofonia
    A língua portuguesa é riquíssima em recursos para desenvolvermos os mais diferenciados trabalhos. Muitas pessoas temem ao utilizar alguns recursos porque o imaginam como sendo algo não aceitável na norma padrão desta área do conhecimento. Contudo, tudo é aceitável dependendo do contexto. É o contexto que vai determinar a aceitabilidade ou não da utilização de palavras ou tantos outros meios.
  • Desenho de pessoa com dúvidas[ “Vai um”? “Empresta um”? ]
    O que isso significa exatamente?
    As operações de adição e subtração representam uma das grandes dificuldades para os alunos das séries iniciais. Muitos professores acreditam que, para aprender a resolver essas operações, basta decorar uma série de etapas. Por exemplo, para resolver a operação abaixo:
  • Números azuis[ A tabuada deve ser entendida ou memorizada? ]
    Discutindo um velho dilema da matemática
    Na escola de alguns anos atrás, saber a tabuada "na ponta da língua" era ponto de honra para alunos e professores. Poucos educadores ousavam pôr em dúvida a necessidade desta mecanização.
  • Números em forma de fração[ O Mundo em pedaços... ]
    Para entender as Frações
    É preciso trabalhar com eles o conceito de fração. Uma sugestão de como fazer representações das mesmas é recortando papéis em cores variadas e dividi-los em partes iguais. Fazer bolos e pizzas também é uma ótima idéia, pois você pode usar as medidas para fazer o bolo ou a pizza para trabalhar o conceito e quando cortar as guloseimas em partes iguais vai estar ajudando muito seus alunos na visualização das mesmas.
  • Tangram[ Tangram: Diversão milenar ]
    Coluna Matemática
    O Tangram é um quebra-cabeça, sendo um quadrado composto por 7 figuras geométricas: cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Uma das lendas encontradas que conta sobre a sua origem diz que um imperador chinês quebrou um espelho.

Óculos-em-cima-de-leitura[ Conhecendo melhor Machado de Assis ]
Navegando pela Academia Brasileira de Letras

O CINEMA NA SALA DE AULA


Estratégias de trabalho com filmes em sala de aula

Sala-de-cinema-Casablanca
Você não precisa estar no cinema mas pode criar um
clima de cinema que seja favorável ao trabalho com
os filmes. (Na foto, sala de cinema apresentando seqüência
do clássico filme “Casablanca”, estrelado por Humphrey Bogart).

A utilização de filmes em sala de aula depreende etapas prévias a apresentação da produção como já pudemos verificar em outros artigos e também elementos que permitam a utilização dos conteúdos e referências demonstrados a partir da película em trabalhos e avaliações. O elemento mais importante está relacionado, no entanto, a aplicação do filme durante as aulas, ou seja, como o professor pode orientar a ação dos alunos para que os melhores resultados possíveis possam ser atingidos.

Nesse sentido cabe, novamente, a recomendação de um planejamento prévio através do qual o educador tenha clareza quanto aos objetivos relativos à utilização do filme; se a produção será utilizada na íntegra ou apenas alguns trechos da mesma (e quais seriam, nesse caso as seqüências selecionadas); qual a relação entre o filme e os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula; que elementos principais devem ser destacados antes, durante e depois da apresentação da película; e, obviamente, as atividades que serão realizadas em função da utilização do filme em correlação de forças com as aulas sobre os temas trabalhados na produção, os materiais didáticos de apoio ao curso além de outros referenciais que eventualmente sejam pedidos ou sugeridos como ponto de apoio para as discussões e projetos fomentados.

Imagem-do-filme-A Lista-de-Schindle
Sempre trabalhe filmes que estejam associados aos conteúdos
escolares que estão previstos em seu planejamento e,
de preferência, defina a utilização de produções cinematográficas
no início do ano, como parte dos recursos e referenciais previstos
em sua programação. (Na foto, seqüência de “A Lista de Schindler”,
de Steven Spielberg).

Pensando nisso, os próximos passos relativos à utilização de filmes em sala de aula descritos nesse artigo referem-se à estruturação das aulas quanto às estratégias e metodologias que farão parte das aulas. O que se quer, a princípio, é que as aulas sejam dinâmicas e atraentes para os estudantes. Para que isso ocorra é necessário que se organizem atividades que façam com que o educando participe ativamente dos procedimentos. Trabalhar com pequenos grupos e em situações de simulação da realidade são quesitos importantes para que os filmes possam ser discutidos e gerem produção escrita.

Organização é outra palavra fundamental quando pretendemos trabalhar com grupos de estudantes; todos os detalhes de encaminhamento das atividades têm que ser apresentados antecipadamente para os estudantes. Aulas expositivas são importantes antes de o filme ser apresentado ou logo depois da amostragem dos mesmos.

Aulas expositivas que são apresentadas antes do uso dos filmes têm o propósito de traçar um panorama geral do tema que está sendo estudado. Através dessa prévia dos conteúdos apresentados em aula o educando tem condições de comparar textos utilizados, informações disponibilizadas pelos professores, artigos de revistas especializadas, referências de jornais ou revistas de grande circulação com os filmes.

Imagem-do-filme-Frankenstein
Associar os filmes a recursos adicionais às aulas, como
artigos de jornais, revistas, materiais obtidos na internet,
leitura de livros paradidáticos, música ou literatura
reforça ainda mais o trabalho de conteúdos na escola
(Na foto, “Frankenstein”, com Robert De Niro, baseado
na clássica obra literária de mesmo nome da inglesa Mary Shelley).

O professor tem que assumir o compromisso de disponibilizar os recursos e mobilizar os alunos não apenas através de seminários, centralizando as ações, mas também, atribuindo responsabilidades e mobilizando os alunos através de atividades que se desenvolvam durante suas aulas que antecedem o uso dos filmes.

Quando os filmes antecedem as aulas expositivas, a função do uso das películas é diferenciada em relação ao caso anteriormente apresentado. Os filmes são utilizados como recurso de chamamento dos educandos ao tema, têm o propósito de despertá-los para os temas em questão, introduzem o assunto em aulas.

Mesmo nesse caso torna-se necessário que os professores procurem orientar as atividades no tocante ao filme, indicando caminhos, lançando questionamentos antes da apresentação do filme, pedindo maior atenção quanto a determinados aspectos da história representada ou intercedendo nos momentos que considere apropriados (se necessário, parando a apresentação do filme em vídeo ou DVD).

Não é recomendável que os estudantes façam anotações durante a apresentação do filme, isso dispersa a atenção dos mesmos para os detalhes da trama, do cenário, dos figurinos e de outros elementos representativos que podem ser utilizados pelo professor em suas atividades posteriores.

Imagem-do-filme-Dois-filhos-de-Francisco
Os filmes também podem e devem ser utilizados para o exame
de questões sociais. Esse trabalho deve inclusive levar os professores
a discutir os temas a partir da noção de mundo dos alunos,
estimulando uma participação mais ativa dos mesmos nos
estudos. (Na foto, seqüência do filme “Dois filhos de Francisco”,
produção nacional de grande repercussão entre o público e a crítica).

As aulas expositivas que transcorrerem depois da apresentação devem ser utilizadas para referendar os pontos importantes disponibilizados pelo filme, aprofundar o assunto e introduzir idéias que tenham passado despercebidas, sem que tenham sido mencionadas; novamente, cabe ao professor utilizar os recursos complementares para que suas aulas sejam elucidativas, interessantes e para que a atenção e a participação dos educandos seja contínua.

Se o professor considerar necessário os trechos mais importantes podem ser apresentados mais vezes, depois que as discussões e debates, assim como a redação sobre o material fílmico, já estiverem em curso durante as aulas.

A proposta de trabalho em pequenos grupos tem o objetivo de fazer com que os educandos troquem idéias entre si, despertem uns nos outros a atenção quanto a aspectos que não foram percebidos, discutam questões propostas pelo professor e escrevam sobre o que viram.

A idéia de simulações como proposta de ação nas aulas depois da apresentação do filme tem o propósito de aproximar os temas apresentados nos filmes da realidade vivida pelos alunos, tornando o assunto em questão ainda mais pulsante e vivo para os mesmos. Ambientar as aulas em situações como uma redação de jornal, uma estação de rádio, uma organização não-governamental ou uma secretaria de governo pode estimular os estudantes e fazer com que o resultado final dos trabalhos seja ainda mais interessante.

FONTE: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=825

segunda-feira, 18 de maio de 2009

18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
















O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual. A motivação para criação de uma data, como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, foi criar capacidade de mobilização dos diferentes setores da sociedade e dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente. Por outro lado a intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.

Desde a criação da Lei do 18 de maio a sociedade civil organizada promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual e ao mesmo tempo impulsionar a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, aprovado pelo CONANDA em 2000 no marco dos 10 anos do ECA.

A partir de 2003 a mobilização do 18 de maio passou a ser coordenada conjuntamente pelo Comitê Nacional e o governo federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, contando com a parceria da Frente Parlamentar dos Direitos de Criança e do Adolescente do Congresso Nacional.

FONTE: http://www.inesc.org.br/agenda/18-de-maio-dia-nacional-de-luta-contra-o-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolecentes/

sexta-feira, 15 de maio de 2009

SOBRE O ENEM.

Retirado do site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u565475.shtml em 14/05/2009

Novo Enem não exigirá que aluno decore fórmulas, diz ministro da Educação

13/05/2009 - 21h30

O MEC (Ministério da Educação) e o comitê responsável pela elaboração do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) decidiram nesta quarta-feira qual será a matriz de habilidades da prova que substituirá o vestibular das universidades federais. Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), os conteúdos permanecerão os mesmos que são ministrados hoje pelo ensino médio, o que muda é a "forma de perguntar".

"Não se está reinventando nada, até por respeito aos alunos que estão concluindo o ensino médio na forma atual. O que se aprovou hoje, tendo por base os conteúdos, foi como abordar os conteúdos. A ênfase deixa de ser na memorização e passa a ser na capacidade de compreensão dos fenômenos da natureza, por exemplo", disse.

A matriz de conteúdo será divulgada nesta quinta-feira (14), após reunião com os secretários estaduais de educação. Segundo Haddad, o novo formato não permite as "pegadinhas", por exemplo, nem vai exigir que o aluno decore uma fórmula ou a data de um fato histórico.

"O que ele precisa saber é como se desenrolaram os processos históricos e a implicação dos fatos na vida dos países", afirmou.

O ministro disse acreditar que como nem todos os conteúdos podem ser cobrados a partir da matriz de habilidades estabelecida pelo MEC, a tendência é que o volume de conteúdos diminua.

"Hoje o programa de ensino médio é um empilhamento dos programas dos vestibulares", afirmou. Em breve, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deve divulgar um modelo da prova para que os alunos tomem conhecimento do formato.

O presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Amaro Lins, afirmou que muitos vestibulares do país já adotam esse formato de prova. "O grande avanço é que o país inteiro vai ter a possibilidade de um exame que tem grandes ganhos em relação ao modelo atual."

Ajuda

Haddad disse ainda que vai pedir um reforço ao Ministério da Justiça na aplicação e logística de distribuição das provas. Hoje, cerca de 2 mil agentes da Polícia Federal fazem a segurança nos locais de prova do Enem, mas em função do possível crescimento do número de inscritos, o MEC quer aumentar esse efetivo.

Como já tinha sido determinado pelo MEC, a prova será nos dias 3 e 4 de outubro. Os estudantes que quiserem se candidatar às vagas de uma das instituições participantes devem necessariamente participar do exame que terá uma redação e 200 questões de múltiplas escolhas. Os testes serão de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas.

Leia mais sobre o Enem

DICAS!

Como organizar o seu tempo para revisar as matérias.

Retirado do site: http://eveh.wordpress.com/2007/11/27/dicas-para-o-vestibular-da-fuvest-parte-iii/

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quinta-feira, 14 de maio de 2009

AULAS DE INFORMÁTICA BÁSICA PARA COMUNIDADE NA EMEF JÚLIO STRÖHER

AULA DE INFORMÁTICA E DIGITAÇÃO BÁSICA/INTERNET















"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."
Che Guevara























ETAPA V - PROFª ILCA - MATEMÁTICA - EJA ESCOLA JÚLIO STRÖHER

ETAPA V - PROFª ILCA

















NÚMERO INTEIRO

Os números inteiros são constituídos dos números naturais {0, 1, 2, ...} e dos seus simétricos {0, -1, -2, ...}. Dois números são opostos se, e somente se, sua soma é zero. Por vezes, no ensino pré-universitário, chamam-se a estes números inteiros relativos.

O conjunto de todos os inteiros é denominado por Z (Mais apropriadamente, um Z em blackboard bold, \mathbb{Z}), que vem do alemão Zahlen, que significa "saldar", "pagar". Número, em alemão, é zahl.

Os resultados das operações de soma, subtração e multiplicação entre dois Inteiros são inteiros. Dois inteiros admitem relações binárias como =, > e <.

Matemáticos expressam o facto de que todas as leis usuais da aritmética são válidas nos inteiros dizendo que (Z, +, *) é um anel comutativo.

A ordem de Z é dada por ... < -2 < -1 <>Z uma ordenação total sem limite superior ou inferior. Chama-se de inteiro positivo os inteiros maiores que zero ; o próprio zero não é considerado um positivo. A ordem é compatível com as operações algébricas no seguinte sentido:

  1. se a < b e c < d, então a + c < b + d
  2. se a < b e 0 < c, então ac < bc

Como os números naturais, os inteiros formam um conjunto infinito contável.

Os inteiros não formam um corpo já que, por exemplo, não existe um inteiro x tal que 2x = 1. O menor corpo que contém os inteiros são os números racionais.

Uma importante propriedade dos inteiros é a divisão com resto: dados dois inteiros a e b com b≠0, podemos sempre achar inteiros q e r tais que:a = b q + r e tal que 0 <= r < |b| (veja módulo ou valor absoluto). q é chamado o quociente e r o resto da divisão de a por b. Os números q e r são unicamente determinados por a e b. Esta divisão torna possível o Algoritmo Euclidiano para calcular o máximo divisor comum, que também mostra que o máximo divisor comum de dois inteiros pode ser escrito como a soma de múltiplos destes dois inteiros.

Tudo isto pode ser resumido dizendo que Z é um domínio euclidiano. Isto implica que Z é um domínio de ideal principal e que todo número inteiro podem ser escrito como produto de números primos de forma única (desde que o 1 não seja considerado primo).

Este é o Teorema Fundamental da Aritmética.

O ramo da matemática que estuda os inteiros é chamado de teoria dos números.

Aplicação

Inteiro é frequentemente um tipo primitivo em linguagem de programação normalmente com 1, 2, 4, ou 8 bytes de comprimento (8, 16, 32, ou 64 bits). Observe, porem que um computador pode apenas representar um subconjunto dos inteiros com estes tipos, já que os inteiros são infinitos e uma quantidade de bits fixa limita a representação a um máximo de 2 à potência do número de bits (28 para bytes, 232 para 32-bit arquitecturas, etc). No entanto, o uso de técnicas de Inteligência Artificial permitem que computadores representem e raciocinem sobre o conjunto dos inteiros.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/inteiro








EJA ESCOLA JÚLIO STRÖHER

ETAPA V - EJA - PROF. ARTUR - FEUDALISMO

FEUDALISMO
* Na aula em questão os alunos acessaram o site do professor Artur - www.arturpeixoto.wordpress.com - onde fizeram uso de jogos interativos.








Iluminura medieval onde servos oferecem peças de um animal ao senhor feudal.

O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitaram o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal está vinculada a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.

A economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhara caráter subsistente. Nesse período, a crise do Império Romano tinha favorecido um processo de ruralização das populações que não mais podiam empreender atividades comerciais. Isso ocorreu devido as constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos constituídos durante o auge da civilização clássica.

A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. A antes abrangente classe de escravos e plebeus veio a compor, junto com os povos germânicos, uma classe campesina consolidada enquanto a principal força de trabalho dos feudos. Trabalhando em regime de servidão, um camponês estaria atrelado à vida rural devido às ameaças dos conflitos da Alta Idade Média e a relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal.

O senhor feudal representaria a classe nobiliárquica detentora de terras. Divididos por diferentes títulos, um nobre poderia ser responsável desde a administração de um feudo, até pela cobrança de taxas ou a proteção militar de uma determinada propriedade. A autoridade exercida pelo senhor feudal, na prática, era superior a dos reis, que não tinham poder de interferência direta sobre as regras e imposições de um senhor feudal no interior de suas propriedades. Portanto, assinalamos o feudalismo como um modelo promotor de um poder político descentralizado.

Ao mesmo tempo em que a economia e as relações sócio-políticas se transformavam nesse período, não podemos nos esquecer da importância do papel da Igreja nesse contexto. O clero entraria em acordo com os reis e a nobreza com o intuito de expandir o ideário cristão. A conversão da classe nobiliárquica deu margens para que os clérigos interferissem nas questões políticas. Muitas vezes um rei ou um senhor feudal doava terras para a Igreja em sinal de sua devoção religiosa. Dessa forma, a Igreja também se tornou uma grande “senhora feudal”.

No século X o feudalismo atingiu o seu auge tornando-se uma forma de organização vigente em boa parte do continente europeu. A partir do século seguinte, o aprimoramento das técnicas de produção agrícola e o crescimento populacional proporcionaram melhores condições para o reavivamento das atividades comerciais. Os centros urbanos voltaram a florescer e as populações saíram da estrutura hermética que marcou boa parte da Idade Média.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola






AULAS NA SALA DE INFORMÁTICA NA EJA DA ESCOLA JÚLIO STRÖHER

ETAPA IV - PRÉ-HISTÓRIA - PROF. ARTUR








A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C..

Também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos. Assim, no Egito, a pré-história terminou aproximadamente em 3500 a.C., enquanto que no Brasil terminou em 1500 e na Nova Guiné ela terminou aproximadamente em 1900. Para muitos historiadores o próprio termo "pré-história" é errôneo, pois não existe uma anterioridade à história e sim à escrita.

A transição para a "história propriamente dita" se dá por um período chamado proto-história, que é descrito em documentos, mas ou são documentos ligeiramente posteriores ou documentos externos. O termo pré-história mostra, portanto, a importância da escrita para a civilização ocidental.

Uma vez que não há documentos deste momento da evolução humana, seu estudo depende do trabalho de arqueólogos ou antropólogos, como por vezes de outros cientistas, que analisam restos humanos e utensílios preservados para determinar o que acontecia.
























































terça-feira, 12 de maio de 2009

DICAS: COMO ESTUDAR MELHOR.

"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar."

Marilyn vos Savant

Muitas pessoas vêem o estudo como algo complicado, difícil, e até chato, e isso faz com que passamos a ter dificuldades na hora de estudar, como por exemplo, a falta de concentração, mas muitos fatores podem ajudar na hora do estudo, como o horário, o ambiente, e até mesmo uma boa alimentação antes do estudo pode ajudar para que ele se torne mais agradável.

Abaixo temos algumas sugestões:

* Primeiramente defina um horário do seu dia para se dedicar aos estudos, não existe um horário melhor ou pior, isso vai variar de pessoa para pessoa, e quem vai descobrir qual o melhor horário é você mesmo. O ideal é fazer isso todos os dias, não deixar tudo para estudar um dia antes da prova, pois assim não irá aprender nada. O tempo ideal para cada dia também dependerá de você, tudo vai depender da sua dedicação, uma dica é em uma hora de estudo, fazer um intervalo de dez minutos.

* No ambiente de estudo é essencial que seja um local calmo, claro e bem ventilado, e de preferência que seja do seu agrado. Não deve haver nenhum elemento que possa desviar a sua atenção, como rádio, televisão, telefone, computador. Jamais estude deitado, na hora de estudar é importante que esteja sentado, e com a postura correta, para não perder a concentração.

* Os materiais que serão utilizados devem estar organizados próximos de você. Faça também um planejamento de tudo que tem que estudar para não esquecer de nada.

* É importante que na hora de estudar você esteja bem alimentado, a fome prejudica os estudos, o raciocínio, e o entendimento do conteúdo, mas não fique comendo ao mesmo tempo em que estiver estudando, faça as refeições antes e depois dos estudos. Quando fizer refeições muito pesadas, dê um tempo de uma hora para a comida fazer a digestão.

* Tente se concentrar o máximo possível, procure se interessar mais pelo o que você estuda. Mas a concentração tem um limite, e quando o limite dela é ultrapassado, a pessoa perde totalmente a concentração nos estudos, e neste caso é melhor parar, relaxar, para depois retomar, se for o caso.

* Deixe o seu sono em dia, durma no mínimo 8 horas por dia.

* Pratique atividades físicas, e mantenha a boa alimentação, pois um corpo saudável reflete em uma mente saudável.
fonte:http://www.colegioweb.com.br/orientacao/como-estudar-melhor

domingo, 10 de maio de 2009

MURAL DA EJA EMEF JÚLIO STRÖHER PARA O DIA DAS MÃES.

Deus não podia estar em todos os lugares ao mesmo tempo e por isso criou as mães.